Balneário Camboriú libera nova faixa de areia em temporada de verão

A megaobra, que teve início em 22 de agosto, ampliou a largura da faixa de areia de 25 metros para 75 metros

Da Redação


Após obras de ampliação da praia Central, Balneário Camboriú (SC) liberou, neste sábado (4), toda a orla da nova faixa de areia, com a abertura da temporada de verão para os banhistas.

O evento terá competições esportivas, apresentações artísticas e ações educativas. As atrações vão ocorrer em uma estrutura montada nas areias da nova praia, na altura da praça Almirante Tamandaré.

A megaobra, que teve início em 22 de agosto, ampliou a largura da faixa de areia de 25 metros para 75 metros – com possibilidade de retração de até cinco metros após um período de assentamento.

Balneário Camboriú tem 149.227 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Antes da pandemia, chegava a ser frequentada por mais de 1 milhão de pessoas durante as celebrações da virada do ano.

Segundo a prefeitura, Réveillon e Carnaval, estão mantidos, até o momento. No dia 31 de dezembro, oito balsas na Praia Central lançarão fogos de artifício para um espetáculo de 15 minutos. Balneário Camboriú terá o maior relógio de contagem regressiva para o Ano-Novo do Brasil. Na época de Carnaval, estão previstos 10 dias de atividades em estações espalhadas pela cidade.

 

A expectativa é que a temporada de verão seja uma supertemporada, uma das melhores dos últimos anos na cidade. Essa projeção deve-se não só a uma demanda turística represada em razão da pandemia de Covid-19, mas também à exposição maior de Balneário Camboriú depois da recuperação da faixa de areia da Praia Central. Além disso, a cidade está com praias limpas e é reconhecida como Safe Travels, certificação indicadora de que as práticas adotadas no município estão alinhadas aos protocolos internacionais sanitários contra a Covid-19.

A intenção do alargamento da faixa de areia é retomar o cenário perdido ao longo de 70 anos de desenvolvimento da cidade e transformá-lo na segunda maior em faixa de areia do Brasil, perdendo apenas para Copacabana, no Rio de Janeiro.

A areia foi coletada em até 40 metros de profundidade em uma jazida que fica a 15 km da praia. Cerca de 13,5 mil m³ do material foram carregados por uma cisterna até o ponto de junção da draga, a cerca de 2 km do ponto de descarregamento. Uma tubulação submersa teve então o trabalho final de fazer chegar a areia à praia.

 

O plano de execução do atual projeto foi custeado por um grupo de empresários locais e a obra, estimada em R$ 66 milhões, foi possível por meio de um empréstimo do Banco do Brasil.

A ampliação da faixa de areia é a primeira parte de um projeto de reurbanização de Balneário Camboriú, que contempla a instalação de novos equipamentos de lazer, além de praças e parques. Esta etapa do plano só deve ser iniciada após a temporada de verão.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!